A população luta <br>contra a poluição
Há muito que a população das freguesias de Areias e Pias, em Ferreira do Zêzere, vêm desenvolvendo diversos esforços no sentido de exigir das autoridades competentes uma intervenção junto da empresa Biocompost, que tem vindo a libertar gases para a atmosfera e líquidos para o solo criando um ambiente nauseabundo e contaminando as águas. Esta empresa explora uma unidade fabril de compostagem e colocou recentemente em funcionamento um mega-secador, responsável pela situação que torna insuportável a vida dos habitantes da zona, num raio de mais de dez quilómetros.
Os protestos da população iniciaram-se em Junho de 2015 em várias diligências junto do Ministério do Ambiente e diversas deslocações à Câmara Municipal, que na prática não surtiram qualquer efeito. Recentemente, a luta chegou à porta da fábrica e há poucos dias o deputado do PCP eleito pelo distrito de Santarém, António Filipe, deslocou-se ao local para se inteirar da situação, tendo sido recebido por dezenas de pessoas que lhe entregaram vasta documentação sobre o problema e lhe expuseram as suas preocupações.
Na sequência dessa deslocação, o deputado do PCP entregou de imediato um requerimento na Assembleia da República questionando o Ministério do Ambiente sobre o acompanhamento que tem sido feito esta situação através da Agência Portuguesa do Ambiente e ainda sobre que medidas vão ser tomadas para pôr cobro à situação existente e para salvaguardar a saúde pública e o direito das populações a um ambiente equilibrado, no respeito pela lei.